terça-feira, 9 de setembro de 2014

Perfil dos profissionais de Educação Física

- Não é necessário ser atleta para cursar Educação Física. Muitas pessoas pensam que para ser um bom profissional é necessário ter praticado algum esporte ou ter afinidade com algum tipo específico de atividade física. O gosto pelas atividades corporais é importante, mas não é necessário ser expert em alguma modalidade. 
- Gostar de lidar com o público é fundamental, pois a profissão envolve continuamente o contato com as pessoas. 
- Manter-se atualizado com as exigências do mercado e sempre pautar sua intervenção pela ética profissional é fundamental para evoluir na carreira.
- Visão crítica sobre a ciência, não se prendendo a dogmatismos e modismos, dispondo assim de uma postura tolerante para o pensamento divergente 
- Forte identificação para com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que buscam nas diferentes formas de exercícios físicos, um aliado à sua saúde  
- Afinidade com todas as manifestações do movimento humano, como as atividades corporais, as atividades de lazer ou de competição nas mais diversas modalidades esportivas.

Profissionais que se destacaram na Educação Física.

O ano de 2012 foi um ano muito bom para os profissionais de Educação Física: Rodrigo Gonçalves Dias e Luis Fernando Martins Kruel. Os dois foram premiados na 26ª edição do prêmio Jovem Cientista 2012, eles receberam os troféus das mãos da  Presidente Dilma Roussef em solenidade  no Palácio do Planalto. O tema proposta para a apresentação dos trabalhos foi " Inovação tecnológica nos esportes" com o foco nos grandes eventos esportivos que o Brasil vai receber. Rodrigo levou o 1º lugar na categoria Graduado com o estudo intitulado "Avanços Em Genômica para Diagnósticos Moleculares  no Esporte", enquanto Luis Fernando foi agraciado com a menção honrosa por suas pesquisas envolvendo a "Avaliação de exercícios físicos e prescrição de treinamentos de populações especiais". Em 2012, a organização do Prêmio recebeu inscrições de trabalhos nas áreas de educação física, fisioterapia, nutrição, química, medicina, engenharias, sensoriamento remoto, entre outras. O Jovem Cientista é considerado atualmente o prêmio de maior destaque da ciência no Brasil.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Onde e quando surgiu a educação física ?

 A origem da educação física, relaciona-se com as Ciências que estudam com o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. Ohomem, condicionado à situações de serpente, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades físicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência.

A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.
Na Pré-História havia a preocupação do desenvolvimento, da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral.
Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. Pouco se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral.
 A mais antiga notícia sobre a Educação Física em terras brasileiras data o ano de sua descoberta, 1500. Tal fato se deve ao relato de Pero Vaz de Caminha, que em uma de suas cartas, que relatam indígenas dançando, saltando, girando e se alegrando ao som de uma gaita tocada por um português (Ramos, 1982). Segundo Ramos (1982), esta foi certamente a primeira aula de ginástica e recreação relatada no Brasil.
    De modo geral, sabe-se que as atividades físicas realizadas pelos indígenas no período do Brasil colônia, estavam relacionadas a aspectos da cultura primitiva. Tendo como características elementos de cunho natural (como brincadeiras, caça, pesca, nado e locomoção), utilitário (como o aprimoramento das atividades de caça, agrícolas, etc.), guerreiras (proteção de suas terras); recreativo e religioso (como as danças, agradecimentos aos deuses, festas, encenações, etc.) (Gutierrez, 1972).
    Posteriormente, ainda no período colonial, criada na senzala, sobretudo no Rio de Janeiro e na Bahia, surge a capoeira, atividade ríspida, criativa e rítmica que era praticada pelos escravos (Ramos, 1982). Desta forma, podemos destacar que no Brasil colônia, as atividades físicas realizadas pelos indígenas e escravos, representaram os primeiros elementos da Educação Física no Brasil.

Fontes: Wikipédia e Efdeportes.com

sábado, 6 de setembro de 2014

Universidades e/ou Faculdades do Brasil

Aqui estou eu novamente, para fazer a uma postagem sobre as 10 melhores Universidades e/ou Faculdades do Brasil.
1ª Universidade de São Paulo (USP)
2ª Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
3ª Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
4ª Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
5ª Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
6ª Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
7ª Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
8ª Universidade de Brasília (UNB)
9ª Universidade Federal do Paraná (UFPR)
10ª Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

(Ranking do Jornal Folha de São Paulo)

Até mais !

Universidades e/ou Faculdades do Estado de São Paulo. Parte II : Estado de São Paulo

Como prometido, estou aqui novamente para lhe informar sobre algumas universidades e faculdades que oferecem a proficionalização em Educação Física no estado de São Paulo.
Vejam:

USP - Ribeirão Preto - Educação Física e Esporte
UAM (Universidade Anhembi Morumbi) - São Paulo - Eduacação Física
METROCAMP - Campinas - Educação Física
UNJ (Universidade Nove de Julho) - São Paulo - Educação Física
USJT (Universidade São Judas Tadeu) - São Paulo - Educação Física
UNICAMP (Universidade de Campinas) - Campinas - Educação Física
UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)- São Paulo - Educação Física
UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) - São Carlos - Educação Física
MACKENZIE - São Paulo - Educação Físic
PUCSP (Pontíficia Univesidade Católica de São Paulo) - São Paulo - Educação Física

Até a proxima !